O SBT segue exibindo ao longo de todo esse sábado (8) a 27ª edição do tradicional "Teleton", maratona que arrecada fundos para a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Assim como ocorreu até 2019, o programa que reúne um time de apresentadores, jornalistas e todo o elenco do SBT volta a ser exibido por mais de 26 horas sem parar
Na parte final do especial anual, Gisele Bündchen, Ronaldo Fenômeno e Galvão Bueno - que irá narrar a Copa do Mundo 2026 pela emissora - devem se juntar a Patricia Abravanel e Celso Portiolli. O primeiro "Teleton" foi exibido entre o final da noite de sábado até os primeiros minutos da segunda em maio de 1998. A partir da segunda edição se consolidou entre a sexta e o domingo, sendo gerado dos estúdios da TV Cultura.
Em 2000, a atração teve como palco uma casa de espetáculos. E desde 2001, vem sendo exibida diretamente do Complexo Anhanguera, sede do SBT, em Osasco, São Paulo. Mas você sabia que o "Teleton" despertou interesse na Globo exatamente naquele ano? Se não sabe, o Purepeople te conta já mais essa curiosidade da história da tevê.
Antes vamos lembrar que algumas versões circulam sobre a chegada do "Teleton" ao Brasil. A maratona televisiva foi criada pelo comediante Jerry Lewis na segunda metade dos anos 1960. No final da década seguinte, desembarcou na América Latina, e passados 20 anos, ao Brasil.
Em 2004, Hebe Camargo, substituída no posto de madrinha por Eliana após sua morte, contou ter tido uma reunião com Silvio Santos e Décio Goldberg, então presidente da AACD, após pedido deste para se encontrar com o fundador do SBT. Mais tarde, Silvia Abravanel, filha de Silvio, disse que o pai lançou o programa por conta de deficiência da filha dela, Luana.
Agora voltando ao interesse do "Teleton" pela Globo, a "Folha de S.Paulo" disse em 7 de junho de 2001 que a emissora líder ofereceu praticamente tudo o que a maratona precisava. Esse quase tudo estavam inclusos o elenco, direção, estúdios e o projeto artístico em si. Porém, em maio a AACD decidiu manter a parceria com o SBT
E porque a mudança não aconteceu? A Globo afirmou que não iria exibir o "Teleton" na íntegra na TV aberta ao longo das mais de 24 horas. Apenas um canal do grupo via TV paga iria transmitir o evento do seu início até o final. Além disso, a Globo queria poder controlar de forma absoluta o evento.
A matéria não dizia se artistas de outras redes iriam participar do "Teleton", esticado naquele ano até por volta da 1h30 do domingo 28 de outubro. Esse dia, aliás, foi ao ar a estreia da primeira edição de "Casa dos Artistas", o último grande fenômeno de audiência do SBT.
player2
player2
player2